Uncategorized

A onda de casamentos

Ultimamente, tenho sido convidada para vários casamentos. Aliás, quando se chega na fase dos 23, 24 anos parece que ferve de casamentos ao nosso redor. Com esse tsunami de casamento estou chegando a uma conclusão: atualmente casamento virou um grande consórcio. Basta, praticamente, apenas, os noivos comparem um apartamento e voltarem da lua de mel que os principais ou os itens mais caros estão lá os esperando no novo lar. 

Na verdade, essa minha crítica não é totalmente negativa, ela é positiva também. É apenas uma análise de como está difícil conseguir as coisas hoje em dia e por isso muitas vezes os noivos recorrem a ajuda dos pais, familiares e amigos. Além disso, antigamente não tinha tanta oferta de produtos igual temos hoje e toda noiva quer deixar a casa super equipada. 

Mas, gostaria que, principalmente, as noivas tivessem um cuidado especial relacionado aos presentes de casamento. Vamos as dicas:

É super deselegante e constrangedor você pedir o que quer ganhar de tal pessoa, mesmo que seja padrinho ou familiar. Cada um sabe o presente que cabe no bolso. Às vezes seu parente ou padrinho está passando por uma situação financeira complicada. Então, espere a pessoa se manifestar e dizer: “Eu e seu tio vamos te dar uma geladeira. Escolha uma modelo até x reais’’. Olha que bacana você não precisa ser indiscreta e indelicada. 

Faça listas de presente para todos os bolsos. Coloque presente de R$10 até o preço máximo da loja. Lembre-se que alguns são convidados que torcem por você, mas não estão dispostos a gastar R$200  em um presente de casamento. 

Pelo menos o jogo de quarto, cama e armário, é obrigação dois noivos comprarem, né? É demais pedir jogo de quarto como presente de casamento. Para esse presente vale a dica número 1. 

Talvez esse seja o item mais polêmico: cortar a gravata depois da cerimônia ou durante a festa para arrecadar dinheiro para a lua de mel. Bom, eu, não vou e nem quero que passem cortando a gravata após a cerimônia ou durante a festa do meu casamento! O motivo é óbvio: você quis casar, então, arque com as despesas. Vaquinha pra a lua de mel é demais! Seus convidados já gastaram com presentindo do chá de panela, chá de lingerie, presente de casamento, roupa e salão para ir ao casamento e você ainda quer vaquinha pra a lua de mel? Me poupe! Para mim, não existe coisa mais indelicada e deselegante do que passar cortando a gravata e pedir dinheiro aos convidados. Você ofereceu a festa porque quis, agora não vem falar que os convidados tem que te ajudar com a lua de mel porque isso não cola e ninguém gosta de ser abordado para isso. Outra coisa, se você não tem grana para bancar a lua de mel passe em casa ou não gaste o dinheiro da lua de mel com festa. Sinto muito! 

Bom, acho que é só! Para as noivas e futuras noivas reflita antes de fazer as listas e pense sempre no bem-estar dos seus convidados! Eles estão ali para te prestigiar e torcer pelo seu casamento, mas não abuse da boa vontade deles!🙂

fazer-lista-de-casamento 

2 comentários em “A onda de casamentos

  1. Bom eu tenho uma opinião diferente!!

    Casamento é algo que se organiza do jeito que voce quer e para tal ha realmente que pensar em nao ferir as pessoas.

    Eu casei-me a 2 meses atras e fiz uma super festa e convidamos quase 300 convidados. Foi super divertida, todo mundo estava animado e os convidados gostaram!!

    Nos ja viviamos juntos e ja tinhamos comprado varias coisas para casa, desde mobilia ate um simples abre garrafa!! Pedimos aos convidados que se realmente quisessem nos oferecer algo que preferiamos que fosse em dinheiro porque era mais simples para nos para comprar o que realmente nos fizesse falta. E olha, recebemos muitos presentinhos em dinheiro e claro houve quem preferiu dar mesmo presente e foi super tranquilo e claro, houve quem nao deu nada!!

    A minha opiniao é que se eles sao meus convidados e pessoas que convivem comigo, eles vao entender que o que eu prefiro é algo mais pratico para mim e nao acho que seja deselegante pedir o que realmente se quer do que ter situacoes que ja vi acontecerem de noivos que fazem listas de casamentos e depois vendem os presentes!! Isso ai é que é feio!!

    Ser sincero é a melhor opção!! E amigo que é amigo vai querer te ajudar do jeito que voce esta pedindo e muitos até disseram que pedidindo dinheiro é muito mais pratico para eles!!🙂

    1. Jamila,

      Entendo o seu ponto de vista e sua situação. Eu mesma já fiz chá de panela que pela correria a solução foi sugerir um valor para os convidados presentearem os noivos. Se você tem muita intimidade com a pessoa, tudo bem em pedir um presente.Mas, acho que deve soar como uma sugestão e não uma obrigação. O que vejo hoje em dia é que alguns noivos meio que exigem o presente, sabe? Você pode falar para um tio: “será que você pode me dar isso?”. É diferente de falar: “eu quero que você me dê isso.”. Essa é a minha crítica: a forma como os presentes são pedidos. E muitas vezes os familiares se mobilizam e já falam o que irão te dar… rsrs🙂
      Beijos

Deixe uma resposta

